Nota:

Sabemos que há muitos links off no site, não podemos prometer que iremos trocá-los logo pois não estamos tendo tempo livre.
Aconselhamos que procurem nossos projetos no ShaKaw e UniOtaku.
O link do Discord não funciona pois não existe mais canal.

Psycho-Pass

O mundo de Psycho-Pass é caótico. Nele, o Japão está testando um novo tipo de sistema que provavelmente acabaria sendo instaurado no mundo inteiro. Esse sistema, conhecido como Sybil, é capaz de mensurar o coeficiente criminal das pessoas através de uma chamada Matiz Psycho-Pass. Quanto mais clara for a cor desta matiz, menos intenção criminal a pessoa possui. Quanto mais escura, mais criminoso em potencial a pessoa é. Dessa forma, a polícia pode convenientemente prender qualquer um antes mesmo da pessoa cometer o crime. O mundo perfeito, não acham?

O problema é que, todo sistema possui pontos fracos. O ponto fraco de Sybil é que seu julgamento de justiça é deturpado, como percebemos desde o primeiro episódio, onde uma mulher que é pega como refém e quase morre, acaba sentindo ódio pelo seu sequestrador e estuprador, o que faz com que sua matiz escureça, e é tratada como criminosa depois, mesmo tendo sido vítima.

No começo, esse tipo de justiça cega de Sybil parece incomodar somente a inspetora novata no Departamento de Investigação Criminal, Tsunemori Akane. Ao ver que as armas, chamadas de “Dominators” são quem julgam e condenam as pessoas, se devem ser paralisadas ou sumirem da face da Terra, ela passa a sentir um certo receio de que o julgamento nem sempre seja o correto. Mas mesmo assim, ela começa a conviver com este mundo novo dos detetives, onde acaba se dando conta de que muitos crimes acontecem ainda, mesmo com este sistema rígido tomando conta de tudo.

Neste Departamento de Investigação Criminal, a Akane trabalha junto com o outro Inspetor Ginoza Nobuchika, alguém já experiente e por vezes até rude, já que está mais do que acostumado sobre como as coisas funcionam. Mas não são apenas os dois que compõem este departamento. Existem também os Coagentes, que são pessoas com o Coeficiente Criminal elevado e a Matiz Psycho-Pass com cores mais escuras, que decidem ajudar a Agência de Segurança Pública para evitarem ficar presos. São conhecidos também como “cães de caça” porque geralmente são eles quem perseguem os criminosos, levando os inspetores até eles. E os Coagentes que trabalhariam em parceria com a novata Akane são: Kougami Shinya, Masaoka Tomomi, Kagari Shuusei, Kunizuka Yayoi e Shion Karanomori (na verdade, esta é a analista de sistemas e médica, não sai nas ruas em missão).

O outro protagonista dessa história pode ser considerado o Kougami. O senso de justiça dele é tão apurado quanto o da Akane, mas mesmo assim ele segue sendo um cão do sistema. Com o passar dos episódios, descobrimos o seu verdadeiro objetivo e quem ele costumava ser: o Kougami se transformou em Coagente para perseguir um fantasma.

Isso mesmo, um fantasma chamado Makishima Shougo, um homem responsável por vários crimes, mas que nunca foi pego porque o sistema simplesmente não sabe quem ele é. Durante as investigações de outros crimes, a novata Akane vai descobrindo coisas, com a ajuda de todos os outros, que vão completando esse quebra-cabeça, que mostra uma verdade aterrorizante: Makishima Shougo é um “incentivador” de criminosos que desejam cometer crimes. Ele apóia a pessoa numa espécie de lavagem cerebral e dá suporte de especialistas e equipamentos para estas pessoas cometerem seus crimes. Mas qual seria a real intenção dele? Quais os motivos que levariam alguém a fazer isso? E o pior de tudo, por que os scaneamentos de Psycho-Pass nunca pegaram esse homem, que deve ter a matiz mais escura de todas?

Estas respostas vocês vão encontrar ao assistir os 22 episódios deste anime maravilhoso, e considerado um dos melhores da temporada de Outubro/Janeiro de 2013.

Psycho-Pass sem dúvidas é o tipo de anime que quando aparece sempre dá uma renovada nos enredos que já estamos cansados de assistir todas as temporadas. É aquilo que já havíamos dito em outros posts sobre os bons animes que aparecem de tempos em tempos, que usam linguagem de certa forma controversa, e ninguém sabe o que esperar até ver o desenvolvimento da história. Mas o que apoiava a teoria de que seria um ótimo anime desde o começo era saber que o roteiro foi escrito pelo Gen Urobuchi (Fate/Zero e Mahou Shoujo Madoka Magica) e o character design da Akira Amano (Katekyo Hitman Reborn). Sendo assim, temos o equilíbrio perfeito entre boa história e boa animação (ignorem esse quesito boa animação nos episódios 17 e 18, que serão consertados no Blu-Ray, segundo a produção do anime).

Sem dúvidas, Psycho-Pass também é um anime de difícil compreensão, pois faz uma “salada mista” com vários tipos de referências, seja o 1984 de George Orwell até Minority Report do Steven Spielberg. Então assista por sua conta e risco, e tente buscar compreender as referências, para o aproveitamento ser ainda maior. Trata-se de um anime executado de maneira impecável e inteligente, definitivamente vale a pena conferir o desenvolvimento dessa história.


 

INDEX DE EPISÓDIOS:

 

Versão Blu-ray (720p-10bit):

Torrent (Todos os episódios): [ShaKaw] [Uniotaku] [Fansubber]

01 – Coeficiente Criminal - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

02 – Aqueles Capazes - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

03 – Convenções de Criação - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

04 – Ninguém Conhece Sua Máscara - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

05 – Ninguém Conhece Sua Face - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

06 – O Regresso do Príncipe Psicótico - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

07 – O Simbolismo da Bletilla Striata - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

08 – O Resto é Silêncio - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

09 – Fruto do Paraíso - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

10 – Jogo de Matusalém - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

11 – Ceia do Santo - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

12 – Encruzilhada do Diabo - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

13 – Convite do Abismo - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

14 – Doce Veneno - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

15 – A Cidade Onde Cai o Enxofre - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

16 – O Portão do Julgamento - [Icedrive] [MEGA] [GDRIVE]

17 – Coração de Ferro – [Icedrive] [MEGA]

18 – Uma Promessa Escrita na Água – [Icedrive] [MEGA]

19 – Sombra Transparente – [Icedrive] [MEGA]

20 – Onde Reside a justiça - [Icedrive] [MEGA]

21 – Recompensa Ensanguentada - [Icedrive] [MEGA]

22 – (Final) Mundo Perfeito - [Icedrive] [MEGA]

0 comentários:

Postar um comentário