Nota:

Sabemos que há muitos links off no site, não podemos prometer que iremos trocá-los logo pois não estamos tendo tempo livre.
Aconselhamos que procurem nossos projetos no ShaKaw e UniOtaku.
O link do Discord não funciona pois não existe mais canal.

Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi

Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi, ou Uta Koi para os íntimos, é um anime que conta algumas histórias por trás dos poemas do Hyakunin Isshu (você provavelmente já ouviu falar nos 100 poemas por causa de Chihayafuru e o jogo de karuta, não é?).

“Oh céus, lá vem a chatice daquelas histórias antigas.” – Você pode imaginar.

Porém, Uta Koi nos mostra uma interpretação super-liberal dessas histórias, com piadas, visual e linguagem bem compreendidos pelas pessoas do século 21. Sendo assim, a sua visão do Período Heian nunca mais será a mesma, podemos garantir!

O Hyakunin Isshu é uma compilação de poemas feita no Período Heian, pelo monge, poeta, crítico, novelista e erudito Fujiwara no Teika, que viveu no fim desse período e começo do Período Kamakura. Fujiwara no Teika resolveu fazer esta compilação a pedido de seu próprio filho, Fujiwara no Tameie, para decorar as portas de correr do casarão nas montanhas do sogro do seu filho, Utsunomiya no Yoritsuna (essa relação entre eles não ficou clara no anime, pois o Yoritsuna é apresentado como um parente da família).

Apesar da intenção inicial do uso dos poemas ser meio superficial, o Hyakunin Isshu acabou se tornando uma das antologias japonesas mais populares do mundo, por causa do jogo de karuta. E no anime, é possível entender não somente o contexto sentimental dos autores de alguns poemas, mas também o contexto histórico da época. Apresentadas pelo próprio Fujiwara no Teika e o seu fiel comentarista, Utsunomiya no Yoritsuna, as histórias por trás de alguns dos cem poemas tomam vida e nos fazem rir, chorar, sentir raiva e várias outras emoções variadas.

O anime está dividido por fases, por isso, todo mundo que apareceu nessa série tinha a história interligada com a de outra pessoa. Isso explica a escolha dos poemas que foram mostrados. A primeira fase mostrou todos que estavam ao redor do Ariwara no Narihira, considerado o representante da série para o início do Período Heian e o desenvolvimento da poesia desta época. Do episódio 1 ao 5, é possível saber um pouco dos Seis Grandes Poetas Imortais, ou Rokkasen e as pessoas que estavam perto deles.



Chart retirado do site oficial do anime.

Depois da pausa cômica no sexto episódio, que é um dos pontos altos da série, mostrando um episódio que satiriza a nossa cultura pop contemporânea, retornamos com a segunda fase, do episódio 7 até o 12, que mostra os poetas do meio do Período Heian. As histórias giram em torno dos primos Yoshitaka e Michitaka, que deram início a família Naka no Kanpaku, do clã Fujiwara, uma das mais influentes para o Império. Além de acompanhar os lindos poemas destes poetas, também vemos o cenário histórico e político da época, com direito até a golpe político do Fujiwara no Michinaga, o que levou à decadência da Naka no Kanpaku.

Chart retirado do site oficial do anime (faltou uma setinha do Kinto para a Murasaki Shikibu ._.).

E o último episódio é a terceira fase. A fase que já mostra o fim deste período, com a apresentação do passado do Teika, nosso apresentador até então.

Chart retirado do site oficial do anime.

Uta Koi pode não ter sido considerado a revelação da temporada, nem muito menos pode ser lembrado por muita gente daqui há algum tempo. Mas é um anime bem executado, em geral, pois tem sua parte didática, explicando os acontecimentos de uma época (para quem gosta de História, um prato cheio) e a sua parte divertida, que faz com que o anime não fique maçante e seja interessante assistir. Os romances são a atração principal, porque embora a gente saiba que eles existiram (ou não haveriam os poemas), só de ler os poemas não faz com que nos identifiquemos totalmente com eles, nem muito menos nos faz entender o contexto. Conhecendo os personagens faz com que o apego e a empatia pelos poemas aumente.





Esperamos que gostem dessa série, tanto quanto nós gostamos de tê-la como projeto. Foi um dos maiores desafios que já encaramos em termos de tradução, mas achamos que deu pro gasto. ;P

Fiquem com os links abaixo:
——————————————————————————————————————————————————
 

INDEX DE EPISÓDIOS: 

Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – 01 

[HD - 10bit] [FF] [BF*] [UP] [RG*]

[HD - 8bit] [FF] [BF*] [UP] [RG*]





Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – 02

[HD - 10bit] [FF] [BF*] [UP] [RG*]

[HD - 8bit] [FF] [BF*] [UP] [RG*]





Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – 03

[HD - 10bit] [FF] [BF*] [UP] [RG*]

[HD - 8bit] [FF] [BF*] [UP] [RG*]





Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – 04

[HD - 10bit] [FF] [UP] [RG*] [BF]

[HD - 8bit] [FF] [UP] [RG*] [BF]





Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – 05

[HD - 10bit] [FF] [UP] [BF] 

[HD - 8bit] [FF] [UP] [BF]





Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – 06

[HD - 10bit] [FF] [UP] [BF]

[HD - 8bit] [FF] [UP] [BF]





Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – 07 [V2] 

[HD - 10bit] [FF] [BF] [UP]

[HD - 8bit] [FF] [BF] [UP]





Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – 08

[HD - 10bit] [FF] [BF] [UP]

[HD - 8bit] [FF] [BF] [UP]





Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – 09

[HD - 10bit] [FF] [BF] [UP]

[HD - 8bit] [FF] [BF] [UP]

Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – 10

[HD - 10bit] [FF] [BF] [UP]

[HD - 8bit] [FF] [BF] [UP]





Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – 11

[HD - 10bit] [FF] [BF] [UP]

[HD - 8bit] [FF] [BF] [UP]





Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – 12

[HD - 10bit] [FF] [BF] [UP]

[HD - 8bit] [FF] [BF] [UP]





Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – 13 [Final]

[HD - 10bit] [FF] [BF] [UP*]

[HD - 8bit] [FF] [BF] [UP*]



*links em manutenção

0 comentários:

Postar um comentário